Boletim da celc/poa – Julho/2024 – 07

         

07 de julho de 2024

A ocasião revela e desafia o cristão (2º Coríntios 8)

Popularmente se diz que “a ocasião faz o ladrão”; apesar de que outros defendem que a “ocasião revela o ladrão”. Isso tem seu fundo de verdade e se observa especialmente nas tragédias (como na enchente), que são oportunidade para a ação das pessoas mal-intencionadas.

Contudo, verdadeiro é o outro ditado: “A ocasião revela e desafia o cristão”. E isso ficou ilustrado também em nosso meio, na ajuda e no apoio dos irmãos na fé aos que muito perderam em meio à inundação.

Esta verdade pode ser constatada na igreja cristã desde seu início, após o Pentecostes. Em meio à pobreza que reinava na Judéia, muitos cristãos vendiam propriedades e bens, distribuindo entre os necessitados (Atos 2.45; 4.34-35). Ou seja, a ocasião desafiou os cristãos.

Posteriormente, na medida em que o número de cristãos foi aumentando, surgiram problemas na distribuição das doações. Alguns reclamaram que suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária (Atos 6.1). Essa ocasião levou a igreja a agir e a escolher os diáconos, que foram encarregados desse serviço (Atos 6.2-7). Mais tarde “uma grande fome se abateu sobre o mundo, nos dias do imperador Cláudio” (Atos 11.28), que se fez sentir especialmente na Judéia. Esse problema (ocasião) desafiou os cristãos de Antioquia, na Síria, que “resolveram mandar uma ajuda aos irmãos que moravam na Judéia, cada um conforme suas posses” (Atos 11.29).

Esta ocasião também é usada pelo apóstolo Paulo para animar os cristãos de Corinto a participarem da ajuda aos necessitados. Ele lhes cita o exemplo dos cristãos da Macedônia que, mesmo pobres, tornaram-se ricos em generosidade (2 Co 8.2), porque “deram-se a si mesmos, primeiro ao Senhor” (2 Co 8.5), estando prontos para ajudar. E este é o segredo que move os cristãos à ação, a estar atentos às diferentes ocasiões. Paulo também lembra aos coríntios que “o amor de Cristo nos domina” (2 Co 5.14). E isso é tão forte que os cristãos “não vivem mais para si mesmos, mas para aqueles que por eles morreu e ressuscitou” (2 Co 5.15).

A pergunta que se coloca agora é esta: O amor de Cristo, que nos livrou do castigo eterno com sua morte e ressurreição, tem nos desafiado à ação? Nos sentimos desafiados pelas ocasiões diante de nós?

(Resumo do sermão do pastor Reinaldo Lüdke no dia 30/06/2024)

REUNIÃO DAS SERVAS
O Departamento de Servas se reúne em todas as terças.
No dia 03 de julho a reunião aconteceu na casa da dona Elaine e do sr. Augusto Langeloh.
Os momentos de estudo, diálogos, oração, louvor e comunhão são sempre edificantes. Na próxima terça, dia 10, nossa reunião será na parte superior do salão da Comunidade.

INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS
Estamos formando uma nova turma de instrução de confirmandos. Interessados entrem em contato com o pastor Ismar (995423076).
A orientação é que sejam crianças nascidas em 2012 (que completaram ou estão por completar 12 anos de idade). Exceções são tratadas individualmente.
O culto de confirmação da turma que está terminando o processo, será dia 21/07. Seria 09/06, mas foi transferido devido a enchente. Na foto acima a turma do primeiro ano, que começou o processo em 2023.

REFORMAS APÓS A ENCHENTE
As reformas após as destruições da enchente continuam. – O salão e o prédio da secretaria foram higienizados. Inclusive uma pintura de fundo foi feita nas paredes. Porém, as reformas são mais lentas porque precisamos de tempo para secagem. As paredes e o piso continuavam soltando umidade. Por isso ações definitivas, como a colocação de pisos e o acabamento das pinturas ainda não foram feitos. – Os novos tampos de mesas e novas cadeiras foram adquiridas. Ainda não chegaram, mas estão compradas.  – Análise de projetos estão ocorrendo, para compra e colocação de novos móveis nas diferentes peças do prédio da secretaria. – Uma nova abertura será feita na Sala Mahler, como também uma das paredes será utilizada para expor e guardar objetos históricos.  – No templo (igreja), quanto ao piso, também fomos orientados por profissionais a deixar passar um tempo para secagem do parquet. Porém, parte do piso ficou rebaixada, evidenciando um movimento no solo em alguns locais.
Buracos e análises estão sendo feitos, assim como orçamentos para recuperação.
– Voluntários continuam recuperando o jardim e fazendo outros reparos.
Enfim, as obras são grandiosas. Exige a análise detalhada e dinheiro. A contribuição, oração e participação de todos é imprescindível!
As contribuições diretas para a Comunidade Cristo podem ser feitas pelo pix, chave e-mail: comcristopoa@gmail.com

AJUDA PARA FAMÍLIAS
Desde o primeiro momento nos firmamos em duas vias de ação Iriamos reconstruir a estrutura, mas sem nos descuidar da ajuda direta e mesmo financeira aos membros da Comunidade. E assim temos feito!

AÇÃO SOCIAL – A OCASIÃO EM MEIO A CRISE
O antigo Brechó do DAS foi totalmente destruído pela inundação. Praticamente tudo o que lá estava teve que ser descartado. Contudo a ação social não parou. Pelo contrário, cresceu em meio à crise, sob a liderança da coordenadora Vivian. Por decisão da diretoria, reunida com a liderança da Comunidade, e com o apoio e compreensão dos jovens, o “espaço jovem” foi provisoriamente transformado em centro de atendimento às pessoas necessitadas.
O DAS recebeu muitas doações (especialmente roupas, calçados, colchões, cobertores, produtos de higiene e limpeza, água e mantimentos). O Brechó do DAS, que vendia artigos doados a preços módicos, foi temporariamente desativado. Tudo é doado para quem perdeu muito. No futuro podemos, novamente, pensar em reativar o brechó. O DAS também está intermediando a doação de móveis e objetos do lar, que estão sendo diretamente encaminhados aos que deles necessitam.

Nesse momento registramos nossa gratidão a todos os doadores, tanto famílias como empresas e organizações, e informamos que a missão continua, pois ainda há muitas necessidades que precisam ser atendidas ao nosso redor. Para informações sobre necessidades e/ou doações, podem contatar a coordenadora Vivian (98323-4687) ou os pastores.  

FUNDO DE RESPOSTA A DESTASTRES DA IELB
A IELB possui o Fundo de Respostas a Desastres Nacional. Quem quiser contribuir para o Fundo que está ajudando irmãos na fé em diversos municípios, a chave pix é o e-mail: doe@ielb.org.br


AGENDA DA SEMANA

07.07Dom10h00Culto com Santa Ceia + EBI (crianças)
07.07Dom17h00Reunião dos Jovens
07.07Dom19h00Culto sem Santa Ceia / Presence
09.07Ter14h30Reunião das Servas
09.07Ter19h30Reunião da Diretoria da CELC
10.07Qua19h30Instruções de confirmandos e adultos
11.07Qui19h00Ensaio do Coro Misto
12.07Sex19h30Estudo Bíblico: Facebook e Youtube
12.07Sex19h30Encontro dos Jovens Adultos
14.07Dom10h00Culto com Santa Ceia + EBI (crianças)
14.07Dom17h00Reunião do Grupo de Jovens
14.07Dom19h00Culto com Santa Ceia

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

07-07: Vicente Raizer Jungblut, Rafael Altmann, Paulo Roberto Brito Da Silva.

08-07: Ingrid Schmidt Altmann, Aline Maira Witt Mosena, Marlene Voltz, Yasmin Souza Da Silva, Júlia Carpes Zucatti, Carlos Aurelio Altmann.

09-07: Felipe Bauermann Paulitsch, Sabrina De Souza Kienzle, Alexsandro Tessarzik Rutkoski.

10-07: Leoni Eckert Frank, Gerson G H Cavalheiro, Verônica Beatriz Krause Hall, Amanda Farias De Moraes, Lirio Ücker.

11-07: Karen Fernanda Hiller, Maurício Boesche.

12-07: Jéssica Mittmann Nogueira Da Silva, Débora Ceccim Marquardt, Fabiano Alves Marquardt, Felipe Evaldo Schön, Vani Elisabete Horbach, Pedro Molina Leonhardt.

13-07: Audrey Longhi Souza Da Silva , Lauro Karsten, William Braathen Salgueiro, Gabrieli Klagenberg Avila, Gabriel Henrique Alós Bielefeld Gomes, Rejane Carolina Voltz Zanchettin.

14-07: Joel Da Cunha Gowert, Julia Gutschwager Gaspary, Adriana Amaral Marimon, Nicole Michaela Volkmann.

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 145