Boletim da celc/poa – Junho/2024 – 16

         

16 de junho de 2024

Apegar-se; ou desapegar-se

O ser humano facilmente de APEGA a certas coisas. Alguns acontecimentos e preocupações ficam tão centrados na mente que podem gerar doenças. Nesses casos o conselho é DESAPEGAR, para não perder as forças e o ânimo.

O apóstolo Paulo enfrentou inúmeras crises e adversidades. Mas ele afirmou que continuava na luta diária, sem desanimar! Como ele conseguia viver sem desanimar? O segredo dele era focar em Cristo e no seu reino eterno. Ele diz: não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas. (2 Co 4.18). Jesus nos convida dizendo: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6.33). Jesus deixa também uma grande reflexão sobre o que devemos nos apegar ou desapegar quando diz: “Onde está o teu tesouro, ali estará o teu coração (Mt 6.21).”

Não é errado ter estima por nosso trabalho, nossas riquezas, família e status. Mas se colocarmos o nosso coração nessas coisas, nos apegamos demasiadamente, caímos na idolatria; e, em consequência, viveremos ansiosos e preocupados, pois todas essas coisas são efêmeras e transitórias.

Na história de Maria e Marta (Lc 10.38-42), Jesus acusa a Marta de estar se preocupando (se apegando), demasiadamente a certas coisas. Jesus elogia Maria por ter focado sua atenção e ofertado seu tempo para ouvir e guardar a Palavra de Deus. Jesus a elogia porque aquilo que Maria estava se apegando era um dom eterno que ninguém poderia tirar dela.

Por causa das enchentes, temos enfrentado muitas dificuldades. Tantas que o desânimo certamente baterá nossas portas. Nessa hora precisamos nos apegar a Jesus e as suas promessas. No Salmo 130 o salmista aconselha a colocar a esperança em Deus. Ele pede que foquemos e esperemos por Jesus, assim como os guardas esperam o romper da manhã. Pois, em Jesus, o amanhã acontecerá. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem de novo pela manhã.

Em Jesus encontraremos força e ânimo para vencer as adversidades. Por isso, o conselho é apegar-se firmemente no punho da espada da Palavra de Deus (Ef 6.17), apegar-se as mãos do nosso próximo em serviço cheio de amor e dedicação, sem fazer corpo mole, mas fazendo com capricho nosso trabalho diário. A bênção estará em nós (por meio da fé), e através de nós (por meio do amor); pois Jesus cumpriu sua missão, foi APEGADO a cruz, morreu e ressuscitou. Logo, ele é nossa esperança! Nele podemos e devemos nos APEGAR e descansar!

(Resumo do sermão do dia 09.06.2024, feito pelo pastor Ismar)

A ENCHENTE QUE VIROU CATÁSTROFE NO RIO GRANDE DO SUL

Chuvas excessivas desde o final de abril causaram grandes cheias em rios como o Taquari, dos Sinos, Caí e Gravataí. Todos esses rios desembocam no Guaíba, o que resultou uma histórica elevação do Guaíba, aos incríveis 5,35m.
Em 1941 chegou em 4,76m.

No dia 03 de maio as águas também chegaram junto a estrutura de nossa Comunidade. A secretaria, os escritórios, o salão e o templo sofreram alagamentos. Na esquina da Roosevelt com a Pátria a profundidade chegou a 1,80m. Na Pátria, em frente a secretaria 1,40m.

Os pastores, com suas famílias, foram resgatados de barco no dia 06 de maio. Retornaram para suas residências apenas no dia 28 de maio. No dia 22 iniciamos as limpezas. Houve novas chuvas que elevaram um pouco a água (repique). Praticamente todos os móveis do térreo foram destruídos; em especial, porque a água permaneceu dentro desses recintos muitos dias. Somente conseguimos acessar a propriedade no dia 21/05. Nesse dia Roosevelt continuava alagada, assim como o pátio do colégio. Os dias seguintes foram de muita limpeza e desolação. Perdemos muito! Um prejuízo financeiro e histórico grandioso. Apenas no dia 28 de maio houve acesso pela Roosevelt. Vinte e cinco (25) dias de alagamento!

Dentro do templo, que é bastante alto, acumulou cerca de 40cm de água, o suficiente para marcar e danificar bancos, como é possível ver na foto ao lado. Apesar de termos ficado impossibilitados de acessarmos a igreja, não deixamos de nos reunir em culto.
Realizamos 4 cultos em outros locais. Apenas no dia 05 de maio ficamos sem o culto. No dia 12 celebramos junto a Comunidade

São Paulo no Jardim Ipiranga, no dia 19 junto a congregação Concórdia no bairro Bela Vista, no dia 26 realizamos um culto junto ao templo da congregação São Lucas na Vila Ipiranga, e no dia 02 de junho junto a congregação Da Cruz, no bairro Petrópolis.

E, finalmente, no dia 09 de junho, após ampla higienização, voltamos a nos reunir em nosso templo, em momento de alegria e emoção. Nesse culto, os quatro pastores participaram paramentados e os coralistas usaram as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, em homenagem e súplica por nosso estado, tão machucado por esta catástrofe.
Ainda temos muito a fazer! Voltamos a usar o templo, mas precisamos reformar os bancos e o parquet. O piso ficou bastante desnivelado! O desafio é enorme! Mas, juntos, firmes, perseverantes reconstruiremos todas as partes.

FAMÍLIAS AFETADAS PELA ENCHENTE

A quantidade de pessoas afetadas no estado é enorme. Vários municípios impactados. Já na primeira semana, pastores focaram no contato com as pessoas da Comunidade. Foi feito uma planilha para sabermos as necessidades e providenciarmos apoio e ajuda. Chegamos aos seguintes números: 77 famílias tiveram suas casas alagadas e danificadas. 64 famílias ficaram com seus bairros alagados. A maioria teve que sair da residência por falta de água potável e energia elétrica. Dez empresas foram afetadas (em alguns casos a empresa e a residência se duplicam nos números acima). A diretoria e os pastores priorizaram o atendimento as famílias, e mesmo cuidando da reconstrução da estrutura da Comunidade, trataram de apoiar, inclusive financeiramente, as pessoas afetadas. Por isso as ofertas e contribuições auxiliam sempre nesse duplo sentido: reconstruir a estrutura danificada e ajudar as pessoas a reconstruírem suas demandas particulares.

FUNDO DE RESPOSTA A DESASTRES DA IELB

As ofertas para apoio a Comunidade Cristo, diretamente falando, podem ser feitas pelo pix da Comunidade. Porém, um belo movimento aconteceu em toda a IELB. O desastre foi grande, mas também se destacou a solidariedade. A igreja possui o Fundo de Respostas a Desastres Nacional. O vice-presidente de Ação Social, pastor Airton Schröeder, coordena as ações. O colégio Concórdia e a Comunidade já receberam ajuda! Também precisamos registrar os muitos e muitos caminhões de doação que vieram de diversos estados. Na imagem ao lado um caminhão de água que veio da congregação luterana de Piedade, São Paulo. Destacamos essa doação porque chegou no dia 09 de maio. A mobilização foi imediata! Nossa gratidão! Quem quiser contribuir para o Fundo, a chave pix é o e-mail: doe@ielb.org.br

GRUPO DE VOLUNTÁRIOS NAS LIMPEZAS

Desde o dia 22 de maio muitos mutirões de limpeza aconteceram na Comunidade. As pessoas foram vindo e se voluntariando e sendo ingressadas num grupo de WhatsApp que até hoje funciona com troca de ideias e muitas ações. Na foto ao lado aparece o presidente Valter orientando e motivando a ação das pessoas. Nossa gratidão a todos que ajudaram dessa forma.

JANTAR SOLIDÁRIO NO DIA DOS NAMORADOS

Além das muitas ofertas e contribuições, foi organizado e realizado um jantar no dia dos namorados. Tudo feito com doações! O valor do jantar trazia embutido uma evidente contribuição, de forma que o valor arrecadado proporcionará a compra das cadeiras do salão. Como nosso salão está em reformas, o evento aconteceu no salão da congregação Concórdia, na Avenida Lucas de Oliveira. Agradecemos a todos que ajudaram e compareceram nesse momento de confraternização e solidariedade!   

(na semana que vem faremos relatos sobre o colégio Concórdia e congregações irmãs na IELB)

CHAVE PIX PARA OFERTAS NA CELC
CNPJ: 92.986.298/0001-79 + E-mail: comcristopoa@gmail.com

PASTORES
Reinaldo M. Lüdke: 3342-6013 / 99117-6436 Ismar L. Pinz: 3342-2202 / 99542-3076
Vili Redel: (51) 99269-2226 Nikolas S. Wille – (51) 98290-2295

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 140