Boletim da celc/poa – Junho/2024 – 23

         

23 de junho de 2024

Histórico da fundação da IELB – 120 ANOS

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil está completando 120 anos de fundação! A IELB é formada pela união de igrejas locais (congregações), que decidiram caminhar juntas, numa mesma organização, confessando e ensinando as mesmas doutrinas, baseadas tão somente na Palavra de Deus.

Essa organização (Sínodo), foi fundada no dia 24 de junho de 1904, em uma Convenção nas dependências do Hotel Central, Rincão São Pedro, no Rio Grande do Sul. Nesta reunião histórica participaram 14 pastores, dos quais 8 votantes e 6 deliberativos; representantes de 10 congregações, das quais 8 votantes e 2 deliberativas, além de um professor. Uma das 10 congregações fundadoras foi a Comunidade Cristo de Porto Alegre. E o seu pastor, Rev. Mahler, foi eleito primeiro presidente da IELB.

Abaixo alguns tópicos da linha história da fundação em 1904:

1º – Em 1822 Brasil se torna independente de Portugal e em sua Constituição, que prevaleceu até 1889, o catolicismo era a religião oficial.

2º – Dom Pedro I promove e imigração de povos da Europa (alemães, italianos, etc). No dia 25/07/1824 chegaram os primeiros imigrantes (alguns de religião protestante).

3º – O primeiro pastor “ordenado” no Brasil foi Friederich C. Klingelhoeffer. Também veio, antes disso, o pastor J.G. Ehlers e Carlos Voges. Mas eles vieram ao Brasil por conta própria. Não foram comissionados ou chamados pela Igreja. Klingelhoeffer foi morto em 1838 na guerra dos Farrapos. O primeiro pastor oficialmente enviado foi o Dr Hermann Borchard; que inclusive registrou a indiferença religiosa e o abuso de falsos pastores.

4º – Alguns pastores ordenados vieram da Alemanha e Estados Unidos para atender paróquias isoladas.

5º – Em 1874 haviam 16 pastores ordenados; e em 1886 fundaram o Sínodo Rio-Grandense, que marca a origem da IECLB. Entres esses destaca-se na história da IELB o pastor J. Brutschin, que propôs a confessionalidade luterana deste novo Sínodo. Porém essa proposta não foi aceita.

6º – Brutschin foi pastor em Dois Irmãos, e posteriormente em Estancia Velha. Ele, acabou desligando-se do Sínodo Rio-Grandense, provavelmente por ser um sínodo de natureza reformada e não luterana. Posteriormente Brtuschin se corresponde com a Igreja Luterana dos EUA (Missouri), pedindo que enviassem um pastor ordenado.

7º – O pastor Broders é enviado e faz uma pesquisa. Encontra luteranos em uma colônia, perto de Pelotas. Por lá é fundada a primeira congregação essencialmente luterana, sob a liderança do leigo August Gowert.

8º – Mahler é chamado para o Brasil, além de outros pastores.

9º – A Comunidade Luterana Cristo de POA é fundada em 1902.

10º – No dia 24 de junho de 1904, dez congregações fundam a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, firmada na Bíblia (palavra de Deus) e subscrevendo o Livro de Concórdia como suas confissões oficiais! Hoje somos 1937 locais de culto, com cerca de 1500 congregações filiadas.

(Fonte: Um grão de mostarda, Vol 1, de Mário Rehfeldt)

A ENCHENTE E O COLÉGIO CONCÓRDIA

À semelhança da Comunidade Cristo, o Colégio Concórdia foi severamente atingido pela enchente de maio. Todo o espaço térreo foi afetado, totalizando quase 40 espaços. Destaca-se a significativa perda do acervo da biblioteca. Quase 20 mil obras foram perdidas.

Do ponto de vista financeiro estima-se que o prejuízo possa alcançar 2 milhões de reais! Quando as águas baixaram e as primeiras ações de limpeza começaram, as evidências das perdas estavam na montanha de lixo que se formou. Quase 10 caminhões cheios de entulhos e destroços foram levados da Maranhão.

Mas igualmente grandiosa foi a corrente de solidariedade que se formou. Em apenas 9 dias, professores e colaboradores, pais e ex-alunos, bem como membros da comunidade Cristo, ajudaram na limpeza e na reestruturação emergencial que permitiu reabrir a escola e receber os estudantes novamente no dia 03 de junho. Exatamente um mês após o início da catástrofe em Porto Alegre.

Segundo o diretor Sérgio Lutz, que aparece ao lado do capelão Nikolas Wille na foto ao lado, a comunidade escolar foi duramente afetada: 72% das famílias foram atingidas de alguma forma. 28,2%, dentre os afetados, tiveram suas casas totalmente alagadas. Alguns profissionais do colégio também tiveram seus lares inundados.

Após a limpeza, o colégio se tornou um ponto de referência na distribuição de donativos. Centenas de famílias foram auxiliadas nesse processo, trabalho que ainda está em andamento sob liderança da Capelania Escolar. Assim, mesmo num momento difícil, o colégio, com sua confessionalidade, continua a cumprir a missão de apoiar e consolar pessoas!

O Colégio Concórdia foi duramente atingido! Está de pé! E seguirá sua trajetória de proclamação da Palavra de Deus e sua missão educacional! Nesse momento, necessita de auxílio para reconstruir seus espaços! Contamos com as orações e apoio de todos os irmãos. Doações de livros, materiais escolares são bem-vindas! Caso queira auxiliar via pix comunicamos que a chave é o CNPJ da Coopeeb = 03942990/0001-75.  

CELEBRAÇÃO ESCOLAR NA IGREJA

No último dia 20 de junho, o templo da Comunidade Cristo foi o cenário de uma emocionante celebração do Dia das Mães. Devido às enchentes que afetaram a região em maio, a homenagem às mães teve que ser adiada, mas isso não diminuiu o entusiasmo e a alegria das crianças. O evento contou com a presença de muitas famílias, que lotaram a igreja para assistir as apresentações dos estudantes. Os pequenos protagonizaram momentos de pura ternura e gratidão, oferecendo às suas mães uma homenagem tocante e sincera. Para abrilhantar ainda mais a celebração, o coro da CELC apresentou dois hinos. A celebração do Dia das Mães, mesmo em uma data atípica, reforçou os laços de união e carinho entre as famílias e a comunidade.

A ENCHENTE NA IELB

Além da Comunidade Cristo e do Colégio Concórdia, irmãos na fé de outros municípios também foram fortemente prejudicados. Muitos templos e famílias abaladas.

Enquanto alguns templos estavam cheios de barro e sujeira, outros templos e salões estavam cheios de doações e gente pronta para preparar alimentos, separar roupas, ajudar nas limpezas.

Aqui no Distrito Porto-alegrense, além do nosso templo, foram afetados os templos das congregações Divino Salvador de Eldorado e a Cristo Para Todos de Guaíba. Duas casas pastorais foram fortemente danificadas: do pastor Eli Müller, de Guaiba e do pastor Vinícius de Godoy do bairro Sarandi em Porto Alegre. Distritos vizinhos, como o DIGRA e o DIVASI, foram bem afetados. Todo estado sofreu nesses dias. Em Três Coroas toda a estrutura da igreja foi afetada por fortes correntezas. Enfim, há muito o que fazer.

FUNDO DE RESPOSTA A DESTASTRES DA IELB

A IELB possui o Fundo de Respostas a Desastres Nacional. O vice-presidente de Ação Social, pastor Airton Schröeder, coordena as ações. O colégio Concórdia e a Comunidade já receberam ajuda! Quem quiser contribuir para o Fundo que está ajudando irmãos na fé em diversos municípios, a chave pix é o e-mail: doe@ielb.org.br

DEPARTAMENTOS EM COMUNHÃO

Os Departamentos (pequenos grupos) da congregação, favorecem muito os projetos, a comunhão e o crescimento na fé. Convidamos a todos para se conectarem com um grupo de ação.

Na foto ao lado temos o registro da reunião dos jovens.

REUNIÃO E BAZAR DAS SERVAS

O nosso Departamento feminino contava com um Bazar com muitos itens. Todos foram destruidos. Por isso, solicitamos a ajuda com algum artesanato: tricô, crochê, bordados, guardanapos, etc. Aproveitamos para informar e comunicar que a reunião das servas desta semana será no apartamento da senhora Margot Sonntag, na Rua Copérnico 55/502, no Jardim Planalto, às 14h30.

CHAVE PIX PARA OFERTAS NA CELC
CNPJ: 92.986.298/0001-79 + E-mail: comcristopoa@gmail.com

secretaria@comcristo.org.br www.comcristo.org.br – Facebook.com/celcpoa – @celcristopoa
Secretaria: Av. Pátria, 631 – São Geraldo, POA. – CEP 90230-071 – Tel: 3342-1408/ 99269-3659.

PASTORES
    Reinaldo M. Lüdke: 3342-6013 / 99117-6436           Ismar L. Pinz: 3342-2202 / 99542-3076
Vili Redel: (51) 99269-2226                                        Nikolas S. Wille – (51) 98290-2295

Share your love
Evelin Cotta
Evelin Cotta
Artigos: 140